6 Motivos para começar a treinar Parkour -Tracer Parkour 6 Motivos para começar a treinar Parkour -
 

6 Motivos para começar a treinar Parkour

25 jun
0

Você provavelmente já viu alguma matéria sobre Parkour na TV, um vídeo no Youtube ou pelo menos ouvir falar de “um esporte onde os caras pulam de um lugar para o outro”.

Mas será que alguém já te falou quais são as principais razões para você começar a treinar Parkour?

É tudo uma questão de treino.

O Parkour traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, e muitas vezes estes benefícios só são entendidos após algumas aulas (por isso recomendamos sempre começar por uma aula experimental), mas a partir de agora vamos listar seis razões básicas para qualquer pessoa, independente da idade ou sexo, deveria começar a treinar Parkour.

Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato direto com a gente, ok? 🙂

1. Aprenda a lidar com o seu medo

Já parou para pensar na quantidade de oportunidades legais de se divertir e explorar novos lugares que você perde simplesmente por ter medo de altura, lugares fechados ou obstáculos um pouco mais desafiadores?

Com o Parkour você aprende a usar o seu próprio corpo em situações como essas, e também a avaliar a dificuldade os obstáculos que estão ao seu redor.

Será que você realmente é incapaz de ultrapassá-los? Ou este medo é simplesmente fruto de insegurança ou estresse emocional?

Aprenendo Parkour

Nas aulas de Parkour é comum recebermos alunos com muito medo de altura, e muitas vezes “certos” de que nunca vão conseguir vencer este medo.

Mas você pode se surpreender de como isso pode melhorar em pouco tempo, com um bom acompanhamento de gente experiente. Não tem sensação melhor daquela de vencer um medo!

2. Aumente sua força, agilidade e resistência cardiovascular

Os treinos de Parkour são recheados de exercícios físicos que não só requerem o uso de força dos braços e pernas, mas também do corpo como como um todo – tantos nos aspectos de força quanto nos de agilidade e resistência cardiovascular.

Isso porque, diferentemente da maioria dos outros esportes, no Parkour os obstáculos são variados, e para ultrapassá-los os praticantes precisam se adaptar de acordo com a variação da altura, distância, técnica necessária ou centenas de outras características peculiares de cada obstáculo.

Vecendo o medo com o Parkour

Se pendurar, rolar, saltar e arrastar são movimentos rotineiros numa aula comum, o que torna o Parkour um exercício que desenvolve o corpo como um todo, e não apenas áreas isoladas.

3. Faça amizades

Uma das principais características do Parkour – e talvez uma das responsáveis pelo desenvolvimento da prática ao redor do mundo – é o incrível senso de equipe e comunidade que existe entre os praticantes, independente do nível técnico ou tempo de prática.

Além da sua turma de treino, ainda existem dezenas de encontros que acontecem em São Paulo e todas as outras partes do país, reunindo praticantes de todas as partes com um único objetivo: treinar junto.

Faça amigos com o Parkour

Isso sem falar na imensa comunidade de praticantes que existe na internet, que através dos grupos e páginas no Facebook marcam encontros e trocam ideias sobre o Parkour em geral.

Se o seu motivo para não praticar alguma atividade física é a dificuldade em  encontrar parceiros, pode ter certeza que no Parkour este não será um problema.

4. Aprenda a explorar o ambiente que te cerca

Observe o ambiente que está ao seu redor neste momento.

Repare nas várias possibilidades de movimentações, nos obstáculos que podem ser ultrapassados ou nas infinitas combinações de coisas que podem ser usadas para se divertir ou desenvolver a sua habilidade.

Picos de Parkour

A partir da primeira aula de Parkour as pessoas já conseguem mentalizar uma série de possibilidades de movimentações, desde na academia até dentro da sua casa, o que torna o mundo um verdadeiro “parque de diversões” para qualquer praticante.

Duvida? Observe como um praticante de Parkour anda na rua e repare como ele olha mais para os lados e para os tetos das casas do que para o caminho que está na sua frente. 😛

5. Se torne uma pessoa mais útil

Uma das frases mais usadas no Parkour e que representa muito bem a sua filosofia é “ser forte para ser útil”.

Ela foi originalmente dita pelo criador do Método Natural, Georges Hébert, e atualmente pode ser considerado o “mantra” de alguns praticantes – principalmente os mais antigos.

Ser forte para ser útil

Seguindo esta filosofia, acreditamos que o Parkour pode desenvolver cidadãos melhores, mais conscientes e também mais preparados – fisicamente e psicologicamente – para ajudar os outros e agregar mais à sociedade.

6. Divirta-se!

Sim, o Parkour é uma excelente atividade física para entrar em forma, fazer amigos e vencer velhos medos. Mas vamos falar a verdade, ele também é muito divertido!

Uma aula de Parkour nunca é a mesma. Os alunos são sempre desafiados por novos obstáculos e técnicas.

Sempre dá para aumentar o percurso, tentar fazer aquele movimento de outra forma, talvez tentar saltar mais longe ali… As possibilidades de movimentação no Parkour são infinitas!

Aulas de Parkour

Quer fazer uma aula experimental de Parkour e entender por que tantas pessoas se apaixonam pela prática todos os anos?

Venha para a Tracer Parkour. Temos uma academia pronta para te receber, além de vários profissionais que podem ajudar você a dar os primeiros passos na prática.

Clique aqui e marque uma aula experimental agora mesmo – garantimos que você vai sair daqui no mínimo vendo o mundo diferente! 🙂

Categories: ,

Jean Wainer

Um dos primeiros praticantes de Parkour do Brasil. Formando em Educação Física pela USP, possui certificado internacional ADAPT e 10 anos de experiência no Parkour e outras modalidades. Diretor da Tracer Parkour.

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*