8 Vídeos de Parkour que todo traceur deveria assistir -Tracer Parkour 8 Vídeos de Parkour que todo traceur deveria assistir -
 

8 Vídeos de Parkour que todo traceur deveria assistir

25 jun
0

É impossível falar de Parkour no Brasil sem falar nas centenas de vídeos que formaram – e ainda formam – a identidade dos traceurs brasileiros.

Lembro exatamente como era, nos meus primeiros anos na prática, o “frisson” que era quando saía um vídeo novo do Blane, aqueles “mini documentários” da Julie Angel com os “cascas grossas” do Yamakasi, e até quando David Belle ainda soltava novos vídeos. Eram basicamente as únicas referências que haviam sobre Parkour na época, numa época que youtube nem existia ainda.

Sem falar, é claro, nos vídeos do Daniel Ilabaca que sempre quebrava paradigmas trazendo elementos impensáveis para a época..

Vídeos de Parkour

Hoje, são milhões (mesmo!) de vídeos de Parkour, sendo centenas lançados a cada dia. Assim, se dificulta um pouco encontrar as preciosidades nesse mar de vídeos, nem todos tão úteis.

Pensando nisso, resolvemos separar para vocês os oito vídeos que todo traceur que busca entender o Parkour de verdade precisa assistir.

Compartilhe nas suas redes sociais, mostre seus amigos ou até mesmo aos seus pais – quem sabe você não os convence que o Parkour é coisa séria? 🙂

1. Projeto Pilgrimage

Produzido pelo traceur americano Duncan Germain, o Projeto Pilgrimage  provavelmente é o documentário de Parkour mais completo e confiável que existe, uma vez que foi revisado e aprovado pelo próprio David Belle.

Em sua jornada à Lisses, considerada o “berço” do Parkour, Duncan explica de forma brilhante o que é o Parkour, além de abordar assuntos delicados entre os praticantes, como utilização consciente dos picos, relação com o medo e muitos outros.

 

2. O que é Parkour? – Charles Moreland

Sabe quando alguém de pergunta “o que é Parkour?” e você nunca sabe como explicar de forma clara e objetiva?

Em cerca de 15 minutos o traceur e professor americano Charles Moreland faz uma apresentação do Parkour para um público leigo e consegue, de forma genial, abordar todos os aspectos físicos, filosóficos e sociais do Parkour.

 

3. O Retorno do Primata – Stephane Vigroux

Para quem não conhece, Stephane Vigroux é um traceur “das antigas” que deu os primeiros passos no Parkour sob os ensinamentos do próprio David Belle.

Neste documentário filmado por Julie Angel, ele fala como foi treinar com David Belle e os Yamakasi, seu processo de recuperação após uma lesão grave no joelho, métodos de treinamento e seus sonhos dentro da prática

 

4. Uma Razão para se Mover

Este vídeo é especial pois mostra um aspecto muitas vezes ignorado nos vídeos convencionais de Parkour: a incrível integração social que a prática oferece aos seus praticantes.

Assista para se emocionar, se motivar e – principalmente – educar as pessoas que pensam que Parkour é perigoso ou coisa de “jovens irresponsáveis”.

 

5. Espirit est-tu là?

Produzido pela galera do Parkour Lyon (França), este documentário recolhe o depoimento de vários traceurs franceses ainda na ativa, que falam sobre como o espírito da prática vem se perdendo e por que é importante preservá-la nos novos praticantes.

Além de ser educativo, as cenas e as trilhas sonoras deste documentário são de excelente qualidade.

 

6. Eu Salto de Telhado em Telhado – David Belle

Quem melhor para explicar o que é o Parkour, se não o próprio fundador da prática?

Numa de suas aparições raras, David Belle explica de A a Z do que o Parkour se trata, como era sua relação com seu pai (Raymond Belle) e como deve ser a evolução de cada pessoa dentro da disciplina.

 

7. Power Is Nothing Without Control

O traceur inglês Chris “Blane” Rowatt sem dúvidas foi uma das pessoas que mais inspirou os primeiros traceurs brasileiros a treinar força e a encarar os treinos de forma séria e sem firulas.

O vídeo é de 2008, mas ainda impressiona pela qualidade impecável da movimentação.

 

8. Parkour Literally

Como o próprio título sugere (Parkour Literalmente), são mais de 5 minutos de vídeo com movimentos “crus” do Parkour que visam – pura e simplesmente – a ultrapassagem dos obstáculos da forma mais rápida e eficiente possível.

Este é um daqueles vídeos para se assistir uma, duas ou quantas vezes for necessário para conseguir observar todos os detalhes. Aproveite!

 

Tá inspirado? Vem treinar Parkour com a gente!

Se você curtiu assistir os vídeos, vai curtir ainda mais treinar o Parkour na prática.

Na Tracer Parkour temos toda a estrutura que você precisa para aprender (ou melhorar) todos os movimentos que assistiu nos vídeos, além de profissionais experientes que podem te instruir e mostrar os “macetes” de cada um deles.

Clique aqui e agende uma aula experimental agora mesmo.

Categories: ,
Tags: , , ,

Jean Wainer

Um dos primeiros praticantes de Parkour do Brasil. Formando em Educação Física pela USP, possui certificado internacional ADAPT e 10 anos de experiência no Parkour e outras modalidades. Diretor da Tracer Parkour.

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*