Crianças podem treinar Parkour? -Tracer Parkour Crianças podem treinar Parkour? -
 

Crianças podem treinar Parkour?

15 out
0

Uma das perguntas que mais recebemos aqui na Tracer Parkour é: “mas e as crianças, elas podem treinar Parkour?”

É claro que entendemos completamente a preocupação dos adultos em colocar suas crianças em aulas de Parkour, principalmente após assistirem na mídia representações da prática como um esporte radical, com saltos incríveis e mortais super perigosos.

Parkour não é pular de prédios

Não. Não é isso que as crianças aprendem no Parkour.

Primeiramente, é importante entender que o Parkour na maioria das vezes não é bem representado pela mídia.

Como já dissemos por aqui, Parkour é uma disciplina corporal cujo treinamento tem o objetivo de preparar o praticante para ultrapassar obstáculos (muros, corrimões, valas, etc) da forma mais rápida, segura e eficiente possível.

Em segundo lugar, a verdade é que as crianças já fazem Parkour – mesmo que de forma inconsciente – toda vez que rolam debaixo do banco na praça, pula aquela escada de três degraus ou mesmo tentam escalar o muro do vizinho para pegar a bola que caiu lá.

De forma natural e perfeitamente coordenada com o ambiente ao seu redor, as crianças – na minha opinião – podem ser considerados os melhores traceurs (como chamamos os praticantes de Parkour) que existem.

Crianças fazendo Parkour naturalmente

E se as crianças já fazem Parkour naturalmente, por que então não colocá-las em uma academia especializada, onde eles poderão se desenvolver de forma segura e consistente, sempre supervisionados por profissionais experientes?

Além do desenvolvimento físico da criança, o Parkour traz uma série de conceitos e princípios que não os ajudam apenas a saltar mais longe, mas também a serem pessoas melhores, alunos mais disciplinados e cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade como uma todo.

Ainda não consegue imaginar como o seu filho pode se beneficiar com o Parkour? Talvez o vídeo que separamos para vocês hoje possa ajudar.

Apesar de narrar a história de um menino com paralisia cerebral, o vídeo mostra claramente os benefícios do Parkour que vão muito além dos físicos, como inserção social, desenvolvimento de trabalho em equipe e disciplina.

Crianças adoram pular, rolar, se pendurar e explorar o máximo de movimentos possíveis. O Parkour as ajuda a fazer isso tudo de forma segura e supervisionada.

Os instrutores de Parkour são treinados para explorar o máximo possível da capacidade da criança de forma única, independente do seu nível de movimentação ou condição física – e é isso o que torna um Parkour diferenciado de esportes mais tradicionais, onde apenas os “melhores” recebem a atenção dos treinadores e todo o resto dos alunos ficam esquecidos.

Academia de Parkour Tracer

Aula de Parkour na Academia Tracer

Quer entender mais o que é o Parkour e como suas crianças podem se beneficiar com ele? Venha conhecer a primeira academia de Parkour do Brasil.

E se quiser entender melhor ainda, agende uma aula experimental agora mesmo. 🙂

Esperamos te ver em breve!

Categories: ,

Jean Wainer

Um dos primeiros praticantes de Parkour do Brasil. Formando em Educação Física pela USP, possui certificado internacional ADAPT e 10 anos de experiência no Parkour e outras modalidades. Diretor da Tracer Parkour.

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*