O que é Parkour? -Tracer Parkour O que é Parkour? -
 

O que é Parkour?

kikuche arvoreCriado na década de 90 por David Belle e colegas, foi inspirado nos feitos heróicos do seu pai Raymond Belle – um guerreiro socorrista na guerra do Vietnã e herói do corpo de bombeiros de elite de Paris. Seu treinamento visava não apenas o desenvolvimento físico, mas também a formação do caráter de forma a preparar o guerreiro para ser forte para ser útil (Georges Hébert). Parkour é um treino de transposição de obstáculos do seu ambiente, como escalar muros, equilibrar em corrimãos, ou saltar sobre vãos. Porém, mais do que isso, é a incessante busca pelo desenvolvimento da autonomia de nosso corpo e mente sobre os desafios do cotidiano. Buscamos isso através do trabalho de força, resistência, explosão muscular, equilíbrio, determinação, concentração, persistência, entre vários outros atributos físicos e mentais necessários para alcançar o nosso potencial. É também uma forma de desenvolver as capacidades físicas das crianças, de redescobrir o vigor que os adultos acreditavam ter perdido, e proporcionar uma grande satisfação emocional e melhoras nos mais diversos aspectos da vida.

Eu não sabia que era capaz de fazer isso!

O Parkour não é um esporte, ou tampouco um esporte radical. Mais do que isso, buscamos lidar com nosso próprio corpo sem a dependência de acessórios, construir um corpo forte e duradouro, sair da zona de conforto e nos tornar sempre melhores. Melhores para nós e para o mundo ao redor, e não uma busca por riscos ou por adrenalina. Não há regras ou um juiz dizendo o que é certo ou errado, não há competidores fazendo você ganhar ou perder, é uma batalha interna entre você e o ambiente, ou de você contra você mesmo. Apenas você e o seu corpo ditam as regras. Uma atividade rica em experiências e valores para o desenvolvimento do ser humano em seu potencial. A superação de obstáculo treinada no meio físico se transfere para as mais diversas dificuldades que podemos encontrar em nossas vidas – “Eu não sabia que era capaz de fazer isso!” é uma frase comum de se ouvir dos iniciantes que vão descobrindo em suas habilidades um potencial inexplorado.

Interagimos e reaproveitamos o ambiente ao nosso redor. Não dependemos de equipamentos. Buscamos ser fortes. Negociamos com nossos medos. Saímos da zona de conforto. Treinamos para ser e durar: Que sejamos fortes e que essa força dure por toda nossa vida (David Belle). Buscamos maior autonomia em nossas vidas. Um momento de introspecção em nossas fraquezas, e busca pela melhora delas. Tudo isso de uma forma não esportiva que transcende o movimento, sem padronização, sem competição, só rendendo a você mesmo os frutos do seu esforço.

A experiência do parkour não pode ser explicada, deve ser vivida. Seja ao subir um muro alto pela primeira vez, fazer um salto de precisão, de aprender uma técnica nova ou desafiar os amigos para repetir 100 vezes aquele salto perfeito. Qualquer um pode praticar, independente do tamanho do muro que você consegue subir ou o quão longe pode saltar. O desafio está nos pequenos obstáculos para serem superados, na sua capacidade de enxergar o desafio nos detalhes. Basta ter vontade de superar seus obstáculos, não importa sua idade, gênero ou condição física.

A Tracer busca proporcionar os benefícios do Parkour para todos, tanto no ambiente aberto de nossa cidade quanto em nosso espaço dedicado construído exclusivamente para o treino de Parkour. Veja outros artigos sobre Parkour em nosso site, ou agende uma aula experimental!

Comentários

commentários

3 Comments

  •  
    ricardo lopes

    12 de janeiro de 2015 at 6:34

    Reply

    treino parkour e tenho 10 anos, minha mmãe nao deixa eu ir na rua mas eu quero saber se tem academia em Belém. ou alguém que possa me ensinar. eu amo parkour.

  •  
    Anônimo

    11 de março de 2015 at 18:40

    Reply

    Gosto mt de parkour e sou mt bom.tenho12 anos e consigo escalar um muro de 3 metros.minha mãe e meu pai não me deixa praticar na rua .existe alguma academia em Belo Horizonte ?gostaria mt de praticar

  •  
    welida sousa

    17 de agosto de 2015 at 16:18

    Reply

    Tenho 16 anos eu amo parkour e queria saber si tem alguma academia em sao paulo

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*